Missão Empresarial a Cabo Verde de 5 a 9 de fevereiro

A Associação Industrial Portuguesa promoveu uma missão empresarial a Cabo Verde, que decorreu entre os dias 5 e 9 de fevereiro, na Ilha de Santiago.

 

Esta missão teve como objetivo apoiar as PME nacionais na prospeção de mercado e procura de parceiros em Cabo Verde para a internacionalização, destacando-se a participação de cerca de uma dezena de empresas portuguesas de diversos setores (consultoria, turismo, agricultura, trading, economia circular, construção, indústria transformadora, saúde, entre outros).

 

A comitiva foi muito bem recebida pelas diversas entidades oficiais de Cabo Verde, destacando-se, em especial, a reunião ocorrida com o Vice-Primeiro Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial e Ministro da Economia Digital, Olavo Correia, e com os diversos dirigentes da sua equipa ministerial.

 

Também de grande importância, enfatizam-se as reuniões realizadas com Carlos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Presidente da Associação de Municípios da Ilha de Santiago e Vice-Presidente da Associação Nacional dos Municípios Cabo-Verdianos (ANMCV). Nestas reuniões estiveram presentes vários autarcas e dirigentes das organizações supramencionadas, o que veio demonstrar a relevância dada à Missão Empresarial pelas autoridades de Cabo Verde.

 

Desta visita, evidenciam-se ainda diversas reuniões institucionais ocorridas: Câmara de Comércio de Sotavento (CCS), a maior família empresarial de Cabo Verde que conta, atualmente, com cerca de meio milhar de associados; Pró Empresa – Instituto de Apoio e Promoção Empresarial, representada pelo Presidente da Direção, Edney Cabral; Cabo Verde Trade Invest (entidade congénere da AICEP Portugal Global), que se fez representar com todo o Conselho de Administração, com destaque para o seu Presidente, José Manuel Almada Dias, e que contou também com a presença dos seus coordenadores regionais.

 

Para além dos encontros institucionais supracitados, de elevado valor para as empresas participantes na Missão Empresarial, ocorreram visitas a projetos, nomeadamente da área agrícola, e a empresas locais e realizaram-se reuniões B2B de acordo com os interesses de cada empresa participante.

 

Esta foi uma missão de elevado sucesso e que serviu para fazer um levantamento das potencialidades da região em diversos setores como turismo, agricultura, economia do mar, energias renováveis e transição energética, economia digital, indústrias criativas, economia circular, capacitação e formação de recursos humanos e apoio à modernização dos municípios.

 

Por fim, importa dar nota que, quer Olavo Correia, Vice-Primeiro Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial e Ministro da Economia Digital, quer Carlos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, referiram que esta delegação de empresários foi das mais numerosas e efetivas dos últimos anos, tendo-se efetuado uma comunicação massiva nas redes sociais e media.

 

Como resultado desta Missão Empresarial, várias empresas participantes estão a estudar e a refletir a criação de uma joint venture, o que vem igualmente realçar o seu êxito.

 

14.FEV.2023