Elaboração de Diagnósticos de Necessidades de Formação e Planos de Formação

A fase de diagnóstico é extremamente importante no ciclo de formação, determinando as seguintes fases do processo, apoiando diretamente a elaboração do plano de formação. A elaboração do diagnóstico insere-se na estratégia de melhoria de qualidade e desenvolvimento das organizações.

 

Para o efeito, a fase diagnóstica é orientada no sentido reativo, para identificação das necessidades e dos desajustamentos atuais, que impedem um desempenho profissional adequado e no sentido proativo, através da identificação das necessidades a médio prazo, que permitirão antecipar a planificação de ações de capacitação e formação.

 

Uma vez efetuada a análise será utilizada a informação obtida para dar início à estruturação da formação. Nesta etapa, serão definidos os objetivos e os conteúdos teóricos e práticos a abordar, bem como o orçamento necessário.

 

No Plano de Formação a elaborar, todas as ações objetivam promover mudanças nos colaboradores, por forma a adquirirem e/ou otimizarem as competências técnicas, relacionais e comportamentais para o desempenho ou aperfeiçoamento das suas funções profissionais.

 

Todas as ações de formação que constituirão o plano de formação terão assim, objetivos claramente definidos e previamente fixados, acrescendo vantagens para o processo de aprendizagem em geral e, ainda para todos os stakeholders no processo de formação: organização, colaboradores/formandos e equipa técnico-pedagógica.